sexta-feira, 11 de maio de 2012

Oscar D'León - O Faraó da Salsa

Oscar D'León - El sonero del mundo
Por Daniel Mendes

Um dos destaques do +Caribe dessa sexta (11/05) é o salseiro venezuelano Oscar D'León. O seu sucesso internacional foi tão grande, no cenário caribenho, que ele ganhou o carinhoso apelido de El sonero del mundo. Ele também ficou conhecido como o Faraó da Salsa, devido ser um dos grandes nomes de sua geração no gênero. D'León iniciou a carreira de músico tocando baixo na década de 70. Nesse período, ele dividia o trabalho de mecânico com apresentações em bares, conhecidos como "Assembléias" em sua terra natal Caracas, capital do seu país. 

Não demorou muito para que o seu talento fosse logo notado, despertando a atenção de produtores e outros músicos. Em 1972 montou o conjunto La Dimension Latina, juntamente com o amigo José Rodriguez, e se lançou na vida musical. A sua capacidade de improvisação no baixo era uma das suas características mais peculiares, atraindo uma legião de fãs para o seu trabalho. Quatro anos depois ele deixou o grupo e formou a La Salsa Perfeito, também com bastante êxito em seu país de origem. Nesse conjunto, além da salsa, D'León passou a tocar também merengues e rumbas, o que ampliou ainda mais o número de seus admiradores, lhe dando uma projeção internacional nunca antes vista para um músico venezuelano. 

Quando montou a sua terceira banda, a La Crítica, em 1978, Oscar D'León já era um músico de sucesso consolidado no cenário latino e internacional, conquistando muitos outros fãs. Durante toda a década de 80, ele manteve sua carreira de sucesso e até hoje ainda leva um grande número de pessoas aos seus shows. Dentre os seus feitos principais pode se destacar o fato dele ter sido um dos primeiros músicos latinos a tocar no Japão e ter assinado um contrato com a BBC de Londres, uma das maiores corporações de Comunicação de todo o mundo. 

Além de Oscar D'León, o +Caribe trará também nessa edição a salsa politizada de Willie Colón, o grupo Los Hermanos Rosário, El Jeffrey e muito mais. É as 21h na Educadora FM 107.5 ou pelo site www.educadora.ba.gov.br. Até Lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário