terça-feira, 6 de março de 2012

O reggae de Jacob Miller


Jacob Miller um dos ícones do reggae mundial.


O reggae-man jamaicano Jacob Miller será uma das principais atrações do programa +Caribe dessa sexta-feira, dia 09. O cantor nascido em Mendeville, no começo dos anos 50, teve uma carreira de sucesso meteórica que infelizmente foi interrompida no ano de 1980, quando morreu aos 27 anos, idade considerada amaldiçoada por muitos admiradores de música Pop, pois um número relevante de músicos já nos deixou quando tinha exatamente essa idade: O mestre do blues, Robert Johnson, os ícones do rock Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain, e mais recentemente, a diva do neo-soul britânico, Amy Winehouse, que era fã declarada da música e da cultura caribenha em geral. 

Jacob Miller começou muito cedo no mundo da música. Gravou seu primeiro álbum em 1968, aos 13 anos.  O disco, "Love Is A Message" (aka ’Let Me Love You’), foi lançado pela gravadora Coxsone Dodd, mas não emplacou nas rádios jamaicanas, o que ocasionou um breve ostracismo de Miller no cenário do reggae de seu país. Seis anos depois, em 1974, ele gravou algumas músicas de Augustus Pablo, músico de dub que estava em destaque na época. Estas gravações chamaram a atenção da gravadora britânica Island Records, especializada em reggae, que lançou as canções na Inglaterra, tendo bastante êxito. No entanto, o sucesso das músicas na terra da rainha Elizabeth não deu a Jacob Miller à projeção estimada, isso por que, a Island não creditou ao músico jamaicano as versões das músicas de Augustus Pablo como: "Each One Teach One", "Keep On Knocking", "False Rasta", "Who Say Jah No Dread" e "Baby I Love You So".

Clássico disco de Miller com o Inner Circle e o amigo Augustus Pablo.


O sucesso começou a bater na porta de Miller em 1976, quando o mesmo recebeu o convite para integrar a banda Inner Circle. Neste grupo, ele teve mais liberdade de criação e uma maior visibilidade para o seu trabalho, lançando petardos de sucesso como: "Tenement Yard" e "Tired Fe Lick Weed In A Bush".  O estilo Roots Rock Reggae do Inner Circle somado ao jeito explosivo de Miller fez com que o grupo estourasse na Jamaica ainda na década de 70, chegando ao cenário Pop americano e britânico no final desta mesma década, também com muito sucesso.  Canções como "All Night Till Daylight" e "Forward Jah Jah Children", chegaram a emplacar as primeiras posições das paradas norte americanas e também em países europeus como Inglaterra, Alemanha e França. 

Miller e Marley se tornaram grandes amigos no final dos anos 70.

A essa altura Jacob Miller já era uma estrela internacional, sendo convidado por Bob Marley em 1978 para participar do lendário concerto em Kingston: "One Love Peace Concert", que teve também a participação de outras lendas do reggae jamaicano como: Edward Seaga e Michael Manley.  Foi convidado também para estrelar um filme em Hollywood. Rockers foi lançado em 1979 e até hoje é considerado cult por muitos cinéfilos pelo mundo. 

Jacob Miller morreu em 1980, no mesmo ano que ele teve pela primeira vez no Brasil. Ele faleceu em um trágico acidente de carro, quando dirigia e chupava cana ao mesmo tempo, perdendo o controle da direção e batendo em um poste. Jacob Miller entrou para o time de músicos que morreram no auge de sua carreira, causando bastante comoção nos muitos admiradores de seu trabalho. Sua obra é até hoje uma das mais cultuadas dentro do cenário do reggae mundial.

Outras atrações também estarão no +Caribe dessa sexta, dia 9, dentre elas: Maelo Ruiz, Las Chicas del Can, Orlando Maraca Valle e muito mais. O programa começa às 21h na Educadora FM 107.5. Não percam!

Miller, primeiro agachado a esquerda, junto com Chico Buarque e Bob Marley em uma "pelada" carioca no ano de 1980.

Em uma apresentação com o Inner Circle.








2 comentários:

  1. Vlw pela post! Mas ele nao morreu com 27 anos como diz no começo do post ele morreu aos 35 anos. Nasceu em 1944 e faleceu em 1980 faz as contas ai. ;) vlw jacob Miller lembrado ate hj!

    ResponderExcluir