quinta-feira, 22 de março de 2012

A Mundialização da Lambada segundo o Kaoma

Primeiro álbum da banda lançado em 1989.

Dentre os inúmeros grupos de lambada que pipocaram por diversas partes do planeta, para nós baianos e brasileiros, um será sempre lembrado pelo seu sucesso e sua grande importância para a consolidação e mundialização deste caliente gênero musical. Trata-se do grupo Kaoma, que fez um enorme sucesso por aqui no final dos anos 80 e começo da década de 90.

A banda liderada por Loalwa Braz foi formada por brasileiros e franceses durante o movimento da lambada que explodiu em Porto Seguro, litoral sul da Bahia, a partir do final dos anos 70. Em pouco tempo de atividade, o Kaoma alcançou não apenas projeção nacional, como também internacional, chegando a se apresentar, e vender seus discos, em países como: França, Inglaterra, Estados Unidos, Bélgica, Itália, dentre outros. O inquestionável êxito comercial do Kaoma foi a chave principal da expansão da lambada por todo o planeta.

Entre os principais sucessos do grupo estão: Lamba Caribe, Lambamor, Dançando Lambada, e a clássica, Chorando se Foi. O ritmo envolvente da lambada conquistou o mundo de forma meteórica, mas também foi esquecido, sobretudo pelos veículos de comunicação, de forma muito rápida. No entanto, até hoje o ritmo é bastante querido por muitos admiradores, que nunca se esquecem das melodias dessa provocante dança. O Kaoma será uma das atrações do +Caribe dessa sexta, que terá também: Wilfrido Vargas, Fruko y Sus Tesos, Richie Ray e Bobb Cruz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário